A região da Madeira é um conjunto de Ilhas de Portugal que vivem os dias de hoje eminentemente do turismo, mas até chegar aquí, este conjunto de Ilhas, sendo a Madeira a principal, têm passado por diversas etapas históricas e dignas de destacar datas que ocorreram a partir do século XV, século que se descobriu este tesouro.
João Gonçalves é do homem cujo o nome está relacionado a história da Madeira, foi o marinheiro que descobriu o conjunto das Ilhas em 1419. No mesmo século XV, as ilhas começaram a ser colonizadas e a trabalhar na agricultura. A origem do vulcão e alguns incendios fizeram desta terra um lugar fértil onde se pode cultivar a cana-de-açúcar e a uva.
Cristovão Colombo também estabeleceu um relacionamento com esta Ilha, antes do descobrimento da América, Colombo passou por aquí que anos depois voltou e passou a residir na Ilha.
No século XVI, surgiram vários ataques de piratas ingleses e franceses que acediaram a ilha em várias ocasions.A Ilha do Funchal foi a mais acediada.
Ainda no mesmo século, Felipe II de Espanha se proclamou Rei de Portugal, pelo que Madeira passa a fazer parte do Império Espanhol durante quase um século até que Carlos II de Inglaterra se junta a ilha.
No século XIX as coisas não correram muito bem, as doenças tanto em pessoas como em plantas provocaram uma devastação das plantações. No século XX, durante a I Guerra Mundial, a Ilha Do Funchal foi bombardeada pelos Alemães.
Depois da II Guerra Mundial a região da Madeira começa a expandir o turismo como fonte de ingresso.
Sem comentários:
Enviar um comentário